O Clube Amigos da Viola é uma confraria informal e itinerante sediada em Presidente Prudente, com violeiros e outros artistas da cidade e região, mas também com participações em outras regiões do estado. Tem sede provisória na residência do seu criador e coordenador, Renato de Jesus Souza Silva, onde mantém acervo audiovisual e literário de cultura caipira, folclore e cultura popular, além de equipamentos de som de uso comum do coletivo.
O Clube não oferece atividades artísticas no local, salvo quando algum parceiro vem mostrar seu novo instrumento e testar no equipamento de som do Coletivo, ou quando executamos músicas do nosso acervo discográfico, muito bem aceitas pela vizinhança.
Mas somos um tipo de repositório da Cultura Caipira, buscando a salvaguarda e resiliência da mais tradicional cultura do povo paulista, apoiando os artistas parceiros na elaboração, participação e realização de projetos em editais culturais dos vários segmentos da Cultura Caipira, como shows musicais, Encontro de Violeiros, apoio a orquestras de viola caipira e sanfona, oficinas culturais, dentre outras manifestações típicas, além de dispor do grande acervo literário e discográfico que possuímos, alguns raros inclusive, que colocamos à disposição para pesquisas.
Através do nosso projeto “Comitiva Caipira – Divulgando a Cultura Caipira no Oeste Paulista” fomos cadastrados em 2020 pela Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente através da Lei Emergencial Aldir Blanc como Ponto de Cultura Caipira, evoluindo então de Coletivo Cultural para Ponto de Cultura Caipira Clube Amigos da Viola, de Presidente Prudente, o que na época permitiu manter nossas atividades.
Queremos agora buscar esse reconhecimento através do Edital Fomento CultSP PNAB/PNCV N°47/2024 – Premiação de Pontos e Pontões de Cultura, projeto para o qual estamos passando algumas informações sobre nossos objetivos e realizações nesses 20 anos de peleja pela Cultura Caipira (sendo 10 anos no atual endereço), conforme encaminhamos para nosso cadastro no Ministério da Cultura.
a. A visão ou missão do coletivo cultural
O Clube Amigos da Viola nasceu durante o 4º Encontro de Violeiros e Cantadores de Irapuru em 2004 e tem como objetivos principais a promoção e difusão da cultura caipira em várias das suas vertentes, a partir de três propostas de ações efetivas:
1. Encontro de Violeiros: Evento que busca novos espaços para a música raiz e para a viola caipira, onde promovemos apresentações dos músicos cadastrados no coletivo, procurando ainda descobrir e divulgar artistas das comunidades envolvidas, inclusive artesãos e grupos de Folia de Reis, que passam também a integrar nossos projetos, além de oferecer em nossos eventos o espaço “Caipira Nova Geração”, para violeiros e sanfoneiros até 25 anos.
2. Comitiva Caipira – Mostra Itinerante de Cultura Caipira, que se tornou o principal evento do grupo, onde tem promovido os quatro principais ícones da cultura caipira: viola caipira e música raiz (Encontro de Violeiros), artesanato e culinária (Caipirarte), agregando mostra temática da cultura caipira e Feira de Economia Criativa da Roça.
3. Cordel Caipira: A partir de 2005, o trabalho do coletivo ganhou reforço através da Literatura de Cordel, com o chamado Cordel Caipira, criado pelo coordenador do coletivo, que não toca nem canta, mas que se descobriu escritor e cordelista durante um de seus eventos. Com o pseudônimo de Jesus de Burarama já publicou dois livros e cerca de 60 folhetos de cordel de sua autoria, estes feitos por computador, com temas ligados à cultura caipira e ao folclore tradicional, que divulga e distribui na maioria das vezes gratuitamente. Dentro desse trabalho se destaca seu projeto “Saci Pererê Contra Raloím (assim mesmo, em caipirês)”, onde defende nossa cultura popular contra a invasão estrangeira.
Para isso, enquanto escritor Jesus de Burarama tem levado seu Cordel Caipira e seu projeto a várias escolas, entidades e assentamentos da região, já tendo visitado mais de 30 escolas em cerca de 20 municípios.
Em 2010, com apoio do ProAc Culturas Tradicionais, publicou seu livro “A história do caipira, de Jeca Tatu aos Sem Terras”, onde conta em versos a odisseia do nosso caipira a partir do primeiro caboclo, descrevendo o sistema social do caipira, livro este baseado no livro “Parceiros do Rio Bonito”, de Antônio Cândido.
Em 24/05/2024 lançou seu primeiro livreto infantojuvenil, “O dia em que Saci Pererê invadiu Noviorqui”, publicado com apoio da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Municipal de Presidente Prudente.
b. Ações Culturais e situação atual do nosso coletivo:
Dentro da sua proposta de trabalho, além da parceria que manteve de 2005 a 2020 com o Caipirapuru – Festival de Cultura Caipira de Irapuru, do qual o representante do coletivo foi um dos idealizadores, o Clube Amigos da Viola criou os principais eventos da cultura caipira no Oeste Paulista: Festival Viola do Oeste, em Presidente Prudente (2 edições, 2007-2009); 1º Encontro de Violeiros do Rio do Peixe, no Sítio Santo Antônio em Santo Expedito (2008); Pacaviola – Encontro de Violeiros de Pacaembu (5 edições, 2010-2014); o Fecajun – Festival Caipira de Junqueirópolis (3 edições 2013-2015-2022), nestas duas últimas cidades em parceria com o Clube da Viola de Junqueirópolis; Viola Solidária – Encontro de Violeiros da Solidariedade, em prol da APAE de Martinópolis (8 edições, 2012-2019); Comitiva Caipira – Mostra Itinerante de Cultura Caipira, em Teodoro Sampaio (2015) em parceria com o Clube da Viola de Teodoro Sampaio, a partir da qual os eventos principais do Coletivo adotaram o formato do Caipirapuru (musica raiz, artesanato e culinária); 1º Encontro Caipira dos Bairros Rurais, no distrito de Floresta do Sul em Presidente Prudente (2016), em parceria com o violonista e cantor Benedito Soares dos Santos (Benê Soares); 1º Festival Caipira do Pontal, no distrito de Planalto do Sul, em Teodoro Sampaio (2017), em parceria com o violeiro Pedro Mandoti (Pedro Carreiro) e o Clube da Viola de Teodoro Sampaio.
Nesse período, apoiou e incentivou Encontro de Violeiros e a criação de Clubes de Viola em várias cidades da região, como Tupi Paulista, Panorama, Caiabu, Irapuru, Junqueirópolis, Dracena, Flórida Paulista, Santo Expedito, Presidente Prudente, Presidente Bernardes, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio, dentre outros.
O coletivo tem agregado em seus eventos violeiros, sanfoneiros, foliões, artesãos e outros artistas não só da região de Presidente Prudente, mas também de Assis e Marília, tendo ainda seu coordenador participado como cordelista do projeto Violeirando Brasil, indo também a Pilar do Sul, Amambai e Porto Murtinho (estas no Mato Grosso do Sul).
Em 2019, através de projeto do coordenador pelo Proac Culturas Tradicionais, realizou o Caipirapuru 2019 – 19º Festival de Cultura Caipira de Irapuru.
Em dezembro de 2020 realizou em Irapuru via online, um show comemorativo dos 20 anos do Encontro de Violeiros e Cantadores de Irapuru, idealizado em 2001 pelo coordenador do coletivo, evento que contou com a participação dos artistas parceiros Benê Soares e Rouxinol, Trio Pantanal, Edson Esteves e Mariano da Viola.
A partir de 2020 o coordenador retirou o apoio do Clube Amigos da Viola da festa de Irapuru, por motivo da mesma fugir da proposta original de música raiz, artesanato e culinária caipiras, inclusive com apresentações do estilo sertanejo universitário.
Contudo, vários integrantes do coletivo continuaram a participar da festa nos anos posteriores.
Em 11/04/21, via online, através de edital da Aldir Blanc/Prudente, houve a apresentação do show Caipirando – 100 anos de Cultura Caipira no Oeste Paulista, gravado no teatro do Centro Cultural Matarazzo em Pres. Prudente, com a participação de Amanda & Vinicius, de Assis; Zé Ferreira, de Alfredo Marcondes (estes integrantes do movimento Caipira Nova Geração dentro dos nossos eventos), além de Benê Soares & Rouxinol, Trio Pantanal, Toninho Maringá & Fernandez e do cordelista Jesus de Burarama, todos de Presidente Prudente.
Paralelo a todas essas atividades, através do seu coordenador tem realizado também palestras, debates e apresentações de vídeos sobre cultura caipira, como os documentários “A história da Música Caipira”, do Globo Rural e “Fandangos Caipiras”, do violeiro e pesquisador Bruno Sanches, também declamando seu cordel ao som da viola de músico parceiro.
Nessa peleja pela mais tradicional cultura paulista, durante o Caipirapuru em Irapuru, agregando músicos dos eventos, realizou dois Fóruns Regionais de Cultura Caipira (2012 / 2013), no intuito de fortalecer movimento para que a Cultura Caipira e seu maior ícone, a viola caipira, fossem reconhecidos como patrimônio imaterial do povo paulista.
Nos dias 24,25,26/06/2022 os artistas integrantes do coletivo Arnaldo Freitas, Benê Soares e Rouxinol, Derlis Fernandes, Haroldo Lobo, dentre outros, participaram de projeto do coordenador, o 1º Festival de Cultura do Matarazzo, aprovado pelo Edital ProAc 29/2021.
Prêmios do Coletivo em Editais:
Em 2013, o nosso Clube Amigos da Viola, com o projeto “Comitiva Caipira – Resgatando a Cultura Caipira no Oeste Paulista”, foi contemplado no Prêmio Culturas Populares – 100 anos de Mazzaropi pelo Ministério da Cultura.
Em 2020 – o Espaço Ponto de Cultura Caipira Clube Amigos da Viola, foi contemplado no Edital 008/2020 – Lei Federal nº 14.017 – Lei Emergencial Aldir Blanc, pela Secretaria Municipal de Cultura de Pres. Prudente, reconhecendo nosso clube como um Ponto de Cultura Caipira.
Projetos criados aqui no espaço do Clube:
Com a artesã Tereza Nascimento, de Irapuru – ProAc nº 18/2011 – Projeto Caipirarte – 8ª Feira Regional de Artesanato Caipira, realizado de 27 a 29/12/2011 durante o Caipirapuru, em Irapuru.
Com João Xavier da Silva (da dupla Jordão e Rio Sereno), de Junqueirópolis – Edital ProAc nº 24/2012, Fecajun – 1º Festival Caipira de Junqueirópolis – 08 a 10/03/2013. Edital ProAc nº 27/2014- Fecajun 2015 – 2º Festival Caipira de Junqueirópolis – 08 a 10/05/2015. Edital ProAc nº 14/2019- Fecajun 2020 – 3º Festival Caipira de Junqueirópolis – realizado de 29 a 31/10/2021.
Com Benedito Soares dos Santos (Benê Soares), de Presidente Prudente – ProAc nº 23/2015, 1º Encontro de Cultura Caipira dos Bairros Rurais, realizado de 10 a 12 de Junho de 2016 – no distrito de Floresta do Sul, em Presidente Prudente.
Com Pedro Mandoti (da então dupla Pedro Carreiro e João Pedro) de Teodoro Sampaio – ProAc nº 23/2016 – 1º Festival Caipira do Pontal realizado de 23 a 25 de junho de 2017, no distrito de Planalto do Sul, em Teodoro Sampaio.
Com o violeiro Arnaldo Freitas, projeto do Vídeo Clipe “Saudade da Minha Terra”, pelo Chamamento Público para Seleção de Projetos Culturais e Artísticos – Lei Complementar Nº 195, de 08/07/2022 – Artigo 6º – Audiovisual – Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria Municipal de Echaporã, apresentado na praça municipal em 22/12/2023.
Com o violeiro Cumpadre Alcino (Alcino Nogueira Quintino), Oficina de Fabricação de Viola Artesanal, pela Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Junqueirópolis, realizada em 12/12/24.
Neste ano, em parceria com o violeiro Jurandir Vieira da Costa, teve novo projeto aprovado, pelo Edital Fomento CultSP- Proac Nº 16/2024, Fortalecimento das Culturas Populares e Povos Tradicionais, o 2º Festival Caipira do Pontal, a se realizar de 6 a 8 de junho em Teodoro Sampaio.
Neste ano pretendemos agregar apoio e parceiros para também realizar o 3º Fórum Regional de Cultura Caipira, talvez no evento de junho em Teodoro Sampaio, retomando a luta pelo reconhecimento da Cultura Caipira como Patrimônio Imaterial do Povo Paulista.
Essa nossa luta teve um reforço de suma importância através do apoio do Deputado Estadual Mauro Bragato, que a nosso pedido, em 20/03/25 entrou com um Projeto de Lei na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo que Declara como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do Estado a Cultura Caipira, projeto este que em 28/03/25 deu entrada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Desde 21/10/2020, apesar das dificuldades, mantemos o site www.clubeamigosdaviola.com.br onde divulgamos nossas atividades e informações sobre nossas pesquisas sobre a história da cultura caipira e da viola caipira.
Buscamos agora o reconhecimento do nosso Clube Amigos da Viola também como Ponto de Cultura na Secretaria de Cultura do Estado e no Ministério da Cultura, o que virá dinamizar ainda mais as ações do nosso coletivo, bem como viabilizar futuramente a locação de uma sede própria para suas atividades, o que permitiria oferecer de maneira mais efetiva e multiplicadora apresentações musicais, oficinas de viola, artesanato, culinária e outros segmentos da maior cultura típica paulista, se transformando assim de vez num repositório do patrimônio material e imaterial da nossa cultura caipira.
Email : clubeamigosdaviola@hotmail.com